Se a sonolência enfia no trabalho

Quando estamos no trabalho e sentimos que nos fecham os olhos, bostezamos repetidamente e nossa mente fica mais lento é um sintoma inequívoco de que não temos descansado o suficiente durante a noite. A sonolência supõe uma diminuição do desempenho e um possível risco de acidente. A privação crônica ou parcial de sono, de relevo no Dia Mundial do Sono

Sessão plenária do Parlamento galego, em 1992. EFE/Lavandeira Jr.

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A neurologista Montserrat Pujol é uma ativa pesquisadora do mecanismo do sono. Membro do Grupo de Estudos de Doenças de Vigília e Sono, da Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) analisou os motivos e as consequências da sonolência no ser humano, em especial no âmbito do trabalho.

“A sonolência é aquela sensação subjetiva que, em geral, precede o sono, vontade de dormir, perda do interesse por estar acordado…”, define a médica que indica que também se relaciona com a fadiga ou apatia.

Se sentimos a necessidade de dar uma soneca -principalmente os adultos jovens que a cada dia vão à aula ou ao trabalho – a razão está em que dormimos menos do que o corpo e, acima de tudo, o cérebro precisa.

“Mas não fazemos caso -aponta Pujol – estamos acostumados a trabalhar muito e não prestar atenção no sonho. E é muito importante porque nessas horas de descanso é quando recarregar a energia e o nosso cérebro recupera a memória, ainda está trabalhando”

Além da privação de sono, há outras causas para a sonolência como hábitos errados, certos medicamentos, o consumo de álcool, doenças médicas e psiquiátricas, e as doenças próprias do sono, como a narcolepsia, apnéia ou pernas inquietas.

A sonolência ocorre mudanças no comportamento, hipoactividad motora, respiração regular e lenta, bocejos, lentidão mental, diminuição do piscar…

Os trabalhadores por turnos, os que menos dormem

Montserrat Pujol cita um estudo de 2005, o que reflecte que a prevalência de sonolência excessiva durante o dia na população adulta é de 2,5%, um percentual que considera “muito alto” tendo em conta que doenças como o parkinson ou as embolias registam índices mais baixos.

Destaca-se que esses problemas do sono já são investigadas há décadas. Assim, um estudo da American Sleep Disorders Association, de 1995, reflectia já que os trabalhadores que têm que mudar de turno de trabalho (manhã, tarde e noite), em 82% dos casos dormem menos de 5,5 horas. Aqueles que cumprem a sua jornada pela noite têm uma média de sonho de 5,8 a 6,4 horas.

O que leva a uma diminuição da energia, do humor, fadiga, diminuição do desempenho e acidentes de trabalho. “Muitas vezes existem pessoas que dizem ter problemas no seu estado de espírito e na verdade são problemas de sono”.

Outro estudo mais recente, de 2011, realizado nos Estados Unidos pelo Journal Sleep Resert com um acompanhamento de mil pessoas, com uma idade média de 47 anos e sem alterações do sono, constata-se que os que trabalham mais horas que dormem menos e os que trabalham menos horas que dormem mais. Além disso, os que menos dormem desenvolvem mais doenças e exigem mais baixas laborais.

Neste quadro observa-se o desempenho de trabalho de trabalhadores que não sofrem de distúrbios de sono, mas que dormem menos ou igual a 6 horas; de trabalhadores com problemas de sono como insônia, apnéia ou pernas inquietas e trabalhadores em turnos de trabalho com alterações de sono.

O Recuperamos se dormimos mais o fim de semana?

O tempo médio de um bom descanso pode estar às 8 horas “, mas depende de cada pessoa e de idade”. Em qualquer caso, se uma pessoa cada noite, durma pelo menos 8 horas e aos fins-de-semana ou dias de descanso do trabalho adiciona duas ou mais horas de sono, “para recuperar”, isto significa “que se estão privando de sono durante a semana”, explica a doutora.

No entanto, não está claro que as horas de sono que perdemos durante a semana e, por isso, esse défice de recarga de energia, a recuperaremos se dormimos mais durante o fim-de-semana. Os pesquisadores estão divididos em este ponto.

Explica que se durmiéramos o suficiente com nosso relógio biológico estaria bem programado e nos despertaríamos e dormiríamos à mesma hora, sem a necessidade de um despertador que nos interrompa. “Mas fazemos o contrário: vamos dormir tarde, nos colocamos cedo o despertador e tomamos um café para espabilarnos”.

A neurologista recomenda “o senso comum dos avós: dormir em sua justa medida a prestar atenção ao nosso corpo”. Mas reconhece que há elementos, como a televisão, que nos sequestram no sofá mais do que o devido.

“Dormir é tão importante como comer de forma adequada” e, por isso, Montserrat Pujol se queixa da falta de informação da população e de que a falta de financiamento de ter enterrado os cursos sobre o sonho que organizava o Grupo de Sonho de SEN para neurologistas residentes. A crise também nos tira o sono.

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